Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




Pontinhos brilhantes movendo-se freneticamente no céu - BUSTED

por Leo

Ahá, finalmente uma resposta, para uma pergunta!

Se alguém conhece este blog há muito tempo, ou se deu ao trabalho de ler posts antigos, viu que o primeiro post (este) refere-se a observação de que, olhando-se para o céu durante o dia, é possível ver pontinhos brilhantes se movendo.

Hoje, explorando a Wikipedia eu encontrei uma resposta. Para quem nunca observou é algo muito parecido com isto:


Bom, a resposta é eles que são um fenômeno fisiológico do olho, mas mais surpreendente que isso, são a sombra dos leucócitos passando pelos capilares da retina! Isso é chamado de fenômeno de Scheerer e é usado em testes clínicos para medir o fluxo sanguíneo nestes capilares.

De bônus ainda descobri muitos outros fenômenos interessantes do olho, nas palavras de Helmholtz:

"Under suitable conditions light falling on the eye may render visible certain objects within the eye itself. These perceptions are called entoptical."
Hermann von Helmholtz

Acho que a maioria das pessoas já viu umas formas parecidas com células, que se deslocam junto com o olho, quando ele está mais úmido; o legal é que elas de fato são aglomerados de células, flutuando no humor vítreo.

Mais surpreendente ainda é a possibilidade de perceber a polarização da luz! Embora eu nunca tenha percebido...

Se mais alguém achou isso superlegal, no fim deste site há um simulador de alguns fenômenos entópticos; ele tem uns 5MB e precisa instalar, mas é mó legal.

Hum, é tão boa a sensação de saber algo que você se perguntava há muito tempo...