Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




Atratividade, preferência e seleção sexual

por Leo

Este post talvez seja mais um desabafo do meu incômodo a respeito desse tema do que uma reflexão bem ponderada. Na verdade este é um tema que quase me revolta, muito embora o considere um fato do mundo que não pode ser mudado.

Creio que existem alguns assuntos que, por alguma razão, as pessoas não costumam discutir por aí (eu incluso), talvez por serem tabus, talvez por serem ofensivos ou desrespeitosos a algumas pessoas, talvez por serem incômodos, talvez por serem competitivamente desvantajosos, talvez porque quase ninguém os entenda (ou talvez porque apenas eu não os entenda). São aspectos da vida que são difíceis de se compreender, de se integrar na visão de mundo, no esquema de vida. Em particular, acho que se enquadram aí:

- Manifestação sexual: As pessoas não têm liberdade de expressarem seus desejos sexuais na maioria das situações sociais para que possam julgar quando e como manifestá-los, comparar-se com os demais e se desenvolver. Parece-me que isto faz com que muitas pessoas não manifestem este aspecto devidamente, ora sendo inconvenientes, ora sendo demasiadamente reprimidas.

- Sentimentos: Exceto nos ambientes mais amigáveis, somos desestimulados a expressarmos o que sentimos aos demais, principalmente nos meios urbanos onde as relações sociais são muito pouco íntimas, muitos sentimentos não são discutidos, não se desenvolvem, e muitas vezes sequer têm seu tempo de atenção.

- Gasto e investimento: Não se dá muita ênfase a controlar gastos e investir capital eficientemente, exceto nos meios mais especializados. Não se fala muito disso embora seja de interesse geral.

- Opções de vida: A maioria dos jovens (e não apenas eles) é completamente desinformada sobre suas opções de vida, tanto profissionalmente, como "como é trabalhar na carreira X", riscos, oportunidades, dificuldades e vivências, como também sobre os outros aspectos da vida como viver com prazer, conhecer o mundo, relacionamentos e sexo, arriscar-se, criar, investir, procurar, valorizar. Enfim, quais as opções que a vida oferece (além de escolaridade, emprego e casamento), e as vantagens e desvantagens, riscos e oportunidades.

- Burrice: Pessoas menos inteligentes são rapidamente desprezadas, não se tenta compreendê-las.

- Atratividade sexual: O tema que pretendo tratar.

Na minha visão atual, a atração sexual parece ser um sistema muito cruel em sociedade. Sentimos atração pelas pessoas em grande parte por suas características físicas, cuja maioria das pessoas tem pouca possibilidade de mudar, seja porque não existem meios, seja porque estes são muito custosos ou porque não gostariam. Além disso, mesmo os mais favorecidos perdem sua atratividade com o passar do tempo. É uma herança biológica que provoca muito sofrimento e sobre a qual não há muito o que possa ser feito.

Não estou dizendo que a atração sexual se prenda exclusivamente a características físicas, ela se estende a muito mais, incluindo o fenótipo do indivíduo em geral, muitos traços de personalidade, estilo de vida, experiência, crenças, idéias e sentimentos, reputação e representação social, meios materiais, poder, relacionamentos, entre outros, sem falar das circunstâncias e da história do relacionamento. Apesar disso, caracteres físicos são imediatamente percebidos, são influentes, e como disse, pouco se pode fazer para mudá-los.

Biologicamente, somos seres vivos sexuados com um sofisticado sistema de seleção sexual, provavelmente voltado para encontrar parceiros de maior representação sexual e social, poder, capacidades e saúde, a fim de produzirmos uma prole de boa qualidade genética. O que ocorre é que este sistema de seleção evolui lentamente (centenas de milhares de anos) e está desadaptado ao meio social atual, em particular aos valores morais de igualdade e justiça. Além disso, a seleção sexual também tem lá seus problemas, por exemplo admitindo que os parceiros simulem características, tenham filhos secretamente com outros parceiros, e mantendo caracteres sexuais desfavoráveis (que não são bons para ninguém, mas são mantidos pela herdabilidade da preferência sexual).

Cada um de nós tem preferências sexuais e desejos, e gostaria de poder satisfazê-los, sejam eles referentes a experiências sexuais, a relacionamentos ou a ser desejado. A questão é que para alguns isto é muito mais fácil e para outros, muito mais difícil. Pessoas favorecidas por suas características físicas serão mais valorizadas socialmente, terão mais oportunidades de carreira, relacionamentos sociais e sexuais, receberão mais atenção e carinho, serão mais felizes, terão mais prazer, enfim, viverão uma vida melhor (em média, é claro). Ao passo que as mais desfavorecidas, serão preteridas, muitas vezes sem sequer saber, podendo também ser desprezadas e caçoadas, precisam enfrentar a rejeição e a discriminação (ocasionalmente desenvolvendo problemas psicológicos), e se contentar com relacionamentos insatisfatórios ou esperar pela sorte. É claro que estou pegando casos extremos, que não devem corresponder ao que ocorre com a maioria das pessoas, mas em alguma medida, estas coisas estão ocorrendo o tempo todo e nós somos parte disso. Há muitos fatores atuenuantes: as pessoas tem outras características que podem ajudar ou atrapalhar, há pessoas com preferências sexuais bastante variadas (apesar da moda), e há muita influência do acaso. Porém, não há nada que garanta uma compensação, algumas pessoas continuarão se dando muito bem e outras se dando muito mal.

Para dramatizar um pouco mais, a atratividade em geral decai com a idade, ao passo que a preferência não costuma mudar tanto, levando as pessoas pessoas para a periferia do competitivo mercado sexual, se distanciando do almejado centro. Sem entrar em muitas outras questões como diferença de idade e parceiros múltiplos (poligamia, relacionamentos abertos, etc).

Curiosamente, ao mesmo tempo que a nossa cultura estimula o culto à atratividade física, nós cultuamos pessoas pela sua e muitos de nós queremos ser admirados pela nossa, a nossa cultura por vezes condena a discriminação e admiração preferencial provocada pela atratividade física e nós dizemos que queremos ser admirados por nossas características únicas, especiais e insubstituíveis (e claramente caracteres físicos não pertencem a essa categoria).

O grande problema que vejo nisso tudo é que não há solução. Não parece haver um modo de tornar o sistema mais justo sem negar fortemente nossa atração sexual. É um problema ético aparentemente insolúvel, e aliás, quem disse que para todo problema existe uma solução eticamente aceitável? Para mim este é um dos fatos do mundo que temos de aceitar: a atração sexual humana é discriminatória e injusta, as pessoas não têm as mesmas oportunidades e algumas sequer as têm. Não sei no entanto, como me conduzir em relação a isto.

Por outro lado, se por hipótese, pudéssemos mudar isto, deveríamos fazê-lo? E mudar para o quê? Isto não traria sérios problemas sociais ou a nossa espécie?

Tique Nervoso

por Outro corpo em movimento

Eu gostaria de saber exatamente o que são os tiques nervosos.
Por que é muito mais comum em homens do que em mulheres?
É psicológico ou neurológico?
Tem tratamento?
Quando a pessoa tem os tiques ela sente, ou melhor, ela percebe que está tendo?
Me parece que os tiques nervosos ocorrem geralmenete em indivíduos do sexo masculino que tem entre 15 e 30 anos.
O que, afinal, pode ser chamado de tique nervoso? Ficar chacoalhando a perna sem parar pode ser? E roer unha? Arrumar o óculos?
Eu já vi um cachorro que tinha algo parecido com tique nervoso mas não tenho certeza se era. Esse animal teve cinomose e provavelmente a doença deixou algumas sequelas em seu cérebro e por isso ele tinha aqueles "tiques". Os animais têm tique nervoso?
Conheço uma pessoa que tem tiques muito pronunciados, mas quando ela está cantando e tocando as canções que compõe os tiques somem. Por que?
A gagueira é um tique nervoso?
Se alguem souber alguma coisa sobre tique nervoso tenha a bondade de compartilhar conosco.