Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




Por que pessoas ricas são mais bonitas?

por Leo

Não sei o quão universal é esta afirmação, mas na minha percepção pessoal é evidente que pessoas ricas (ou mais propriamente, das classes sociais de maior poder aquisitivo) são na média mais bonitas que as das classes mais baixas, pelo menos dentro da minha restrita e enviesada experiência de observação social.

Supondo que isto seja verdade, isto é um fenômeno intrigante; por que seria assim??? Após pensar por um tempo reuni alguns possíveis fatores (usarei aqui a palavra bonito como significando de boa aparência (saúde, vestuário, higiene) e sexualmente atraente (caracteres físicos, vestuário e adornos).

1) Pessoas bonitas tendem a enriquecer, o contrário vale para pessoas feias:
- Pessoas bonitas tem mais chances de conseguir empregos e de serem promovidas e, em geral, tem mais oportunidades boas na vida.
- Pessoas bonitas tem maior oferta de parceiros sexuais, podendo assim escolher parceiros com mais qualidades incluindo poder aquisitivo.

2) Pessoas ricas tendem a se embelezar (até certo ponto) e a serem consideradas bonitas, o contrário vale para pessoas feias:
- Pessoas ricas tem melhor qualidade de vida, saúde e condições de realizar aperfeiçoamento estético (nutrição adequada, exercícios, cirurgia plástica e maquiagem).
- O julgamento estético é fortemente enviezado por posição social, fama e sucesso sexual, de modo que uma pessoa mais rica tende a ser considerada mais bonita.

3) Outros fatores:
- O nosso padrão de beleza é fortemente voltado a caracteres europeus (cabelos loiros, pele branca, olhos claros) os quais são mais presentes nas classes mais altas, por razões históricas.
- As pessoas consideradas bonitas provavelmente se correlacionam a alguns genes, que são transmitidos aos descendentes, mantendo o nível de beleza da família (assim como o nível de riqueza material, que também é herdado).
- As pessoas costumam ter filhos com pessoas de mesma classe social, novamente, preservando a situação.
- Pessoas pouco saudáveis tendem a gerar prole com defeitos inatos e portanto menos bonitos, e pessoas pobres são geralmente menos saudáveis.

Acho que estes são mais que suficientes para explicar a coisa; pessoas pobres bonitas ficam ricas, pessoas ricas casam com pessoas bonitas, e a genética e a dinâmica atual da sociedade colaboram para a preservação da situação e do julgamento.

21 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Outra questão intrigante: poder-se-ia pensar que pessoas pobres não se preocupam em ser mais bonitas por não terem "tempo" para isso, isto é, por estarem muito ocupadas com questões primárias de sobrevivência. No entanto, isso não é tão verdade assim, visto que há muitas pessoas pobres que gostam de gastar o tempo "sem fazer nada". A questão é: por que elas não se preocupam em ser bonitas então? Será que essa idéia sequer passa pela cabeça delas? Ou será que ficaram acomodadas diante de uma pressão social intransponível? Posso estar enganado, mas tendo a acreditar mais na primeira opção. Pessoas pobres que gastam o tempo "sem fazer nada" parecem ser realmente despreocupadas quanto a isso. E de certa forma é bom, pois elas são felizes, apesar de serem pobres. Mas será que essa despreocupação não tem um preço? Quero dizer, por um lado evita-se conflito emocional interno, mas por outro não há um avanço na busca de soluções criativas para o problema enfrentado. E será que não é por isso também que essas pessoas são pobres?

domingo, março 30, 2008 6:29:00 PM  
Blogger Leo disse...

Não sei Leo, acho que essa questão pode ser meio complexa... e sinceramente não conheço bem pessoas pobres nem para saber se concordo.

terça-feira, abril 01, 2008 12:50:00 AM  
Blogger Regis disse...

Fetichizamos um padrão de beleza, e ele se sobrepõe à própria realidade da nossa condição física. A partir do momento em que damos a liberdade de um fetiche se sobrepor à realidade, então ele se torna o padrão, e a sociedade é construída em cima do fetiche. Por isso que nosso padrão de beleza é ocidental, loiro, alto, magro etc, apesar de estarmos em um país onde a miscigenação nos faz ficar longe do padrão estético dominante.
Isso dos mais ricos serem mais bonitos é um fator muito mais socioeconômico do que qualquer outra coisa, e é fruto do nosso desconhecimento do mundo. Uma visão mais superficial nos fará chegar a esta conclusão simplória, e esquecemos do fato de que a aristocracia brasileira, que é quem tem o poder nas mãos, que é a classe social dominante, um tipo de burguesia contemporânea, ser descendente dos europeus, "brancos e bonitos", segundo nossos padrões fetichizados. Pode até ser um determinismo, mas só o é porque sobrepomos às ideologias conceitos sociais. Em suma, porque queremos que seja assim, ou deixamos.

quarta-feira, abril 02, 2008 10:40:00 AM  
Blogger Leo disse...

Não entendi bem o que você quis dizer, Regis. Não entendi como isto é fruto do nosso desconhecimento do mundo, nem de como isto é um fator mais socioeconômico do que qualquer outra coisa. Se está propondo que a mera "dominância" social é suficiente para se estabelecer como objeto de admiração de beleza e sexualidade, eu acho um tanto duvidoso, e saliento todos os outros aspectos que levantei.

Não estou julgando se isto é bom ou ruim, estou tentando entender se a coisa de fato ocorre e como; estou sendo meramente descritivo, não crítico ou normativo.

Mas de fato, acho que podem ser apontados alguns fatores socioeconômicos como:
- O padrão de beleza é fortemente influenciado pela mídia (novelas, comerciais, filmes), moda e outros esquemas estéticos controlados pelas classes altas.
- O padrão de beleza europeu é próximo do padrão de beleza hollywoodiano bastante difundido no mundo inteiro.

quinta-feira, abril 03, 2008 11:01:00 PM  
Blogger Osame Kinouchi disse...

Eu não desprezo as tais influências estéticas dos fatores de simetria, falta de manchas de pele, cabelos sedosos etc como sinais de saúde, influenciando nossa psicologia. Mas não podemos subestimar também como os padrões de beleza podem ser mutáveis: assista um filme da década de 70 e você verá que tanto as roupas como os carros tidos como bonitos hoje seriam considerados horríveis...
Leo, estou colocando um link para o seu blog no meu blogroll, no SEMCIÊNCIA. Por outro lado, se você quiser um link para o seu blog a partir do Portal ABC:

http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc/index.php/anel-de-blogs-cientificos

então basta vc ir lá e se cadastrar, deixando um recado para o Zedy para que seu blog seja incluido. Abraços. PS: O convite está estendido a todos os blogueiros científicos que passarem por aqui.

sábado, abril 12, 2008 4:36:00 PM  
Blogger Leo disse...

A profa Gladys comentou:
"Por outro~, lado não concordo que o padrão de beleza seja europeu: acho que padroes de beleza são atavicos, e tendemos a achar lindos nossos filhos e/ou menbros de nossa propria vizinhança,por exemplo, imagino que mulatas glamourosas ( inclusive mais cheinhas que modelos de moda) povoem muito mais o imaginario de um brasileiro que a gisele bunchem ( desculpas, nao sei soletrar o nome dela) e tambem achamos mais lindos os frutos mais saudaveis e mais doces, ou seja usamos padroes de beleza para escolher comida!!"

É possível de fato que o padrão de beleza não seja assim tão uniforme entre classes como imaginei. Possivelmente descendentes de europeus tenham preferências por características européias, e descendentes de africanos o contrário. Apesar de que existe uma certa tendência de miscigenação; não sei exatamente como juntar estas tendências. Mas a idéia de padrões diferentes e atávicos me parece bem pertinente.

sábado, abril 12, 2008 6:44:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Oi, Léo. tudo bem? Cheguei até aqui pelo semciência. Costumo visitar blogs principalmente pra acompanhar discussões que tenham a ver com os assuntos de um dos clientes da empresa de rp que eu trabalho (edelman), o www.hsw.com.br . Olha, tenho que admitir que concordo com suas observações, no entanto fico pensando se não somos preconceituosos. Mas a bem da verdade, é fat. Já vi pesquisas e reportagens mostrando que uma pessoa bonita é naturalmente mais bem-sucedida por uma série de fatores que vc mesmo apontou. Mas me sinto meio mal de pensar assim...De qqer forma, vale pensarmos na polêmica. Um abraço, Clarissa

segunda-feira, abril 14, 2008 11:55:00 AM  
Blogger Leo disse...

Olá Clarissa, você desconfia que podemos estar sendo preconceituosos; como se trata de um juízo de valor (estético no caso), creio que o julgamento seja naturalmente enviesado e arbitrário, o que pode desfavorecer pessoas pobres (ou talvez as consideradas feias). Entretanto, o juízo de beleza pessoal não surgiu para e nem seria de se esperar que satisfizesse critérios de igualdade social, é simplesmente uma característica da nossa espécie.

Penso que devemos aceitar a realidade como ela se mostra, para só então, após entender como é e como funciona, pensarmos no que gostaríamos que fosse e no que podemos fazer a este respeito.

segunda-feira, abril 14, 2008 9:28:00 PM  
Blogger Leo disse...

Depois de pensar mais a respeito das motivações humanas e de economia (custo-benefício, oferta e procura, ...) creio que o principal motivo pelo qual pessoas ricas são mais bonitas é porque pessoas ricas tem uma possibilidade maior de escolher seus parceiros sexuais do que pessoas pobres, e naturalmente optarão por pessoas bonitas e transmitirão estes genes a seus filhos.

Este motivo não havia sido explícito antes (havia mencionado o inverso, que pessoas bonitas tem mais possibilidade de selecionar seus parceiros), e hoje creio ser o principal, embora acredite numa participação significativa de alguns outros mencionados.

sábado, setembro 26, 2009 10:32:00 PM  
Blogger Leo disse...

Se meu raciocínio estiver certo, as pessoas ricas mais bonitas deverão ser não as que acumularam o dinheiro, mas seus cônjuges e filhos.

sábado, setembro 26, 2009 10:34:00 PM  
Blogger Van der Camps disse...

Muito interessante suas colocações. Concordo com elas no geral. No entanto, não sei se você sabe, um estudo sobre a beleza feito no Canadá, mostrou que ela era independente de raça/cor da pele/etnia mas era diretamente proporcional a SIMETRIA entre os lados direito e esquerdo do corpo, o que foi dito teria a ver com o equilibrio entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Na prática tenho observado que pessoas bonitas podem ter filhos feios e pessoas nem tão bonitas podem ter filhos lindos. Além disso, as pessoas mudam: crianças lindas ficam adolescentes feias e vice-e-versa. Por fim, as pessoas costumam achar bonito aquilo que é parecido com elas: morenos costumam gostar de morenas e loiros costumam gostar de loiras. Agora, é claro que o $$$ ajuda muito e tudo o que você escreveu é verdade.
Gostei muito do seu blog. Passarei a seguí-lo.
Abração !
Marcos

domingo, outubro 04, 2009 12:36:00 AM  
Blogger Leo disse...

Ah sim, meu objetivo era tentar explicar a questão estatística (supondo que ela exista) de porque uma fração maior das pessoas ricas são bonitas, do que em outros níveis de poder aquisitivo) e não tanto por que mecanismos específicos isto seria feito. É claro que isto não impede que pessoas bonitas ocorram em outros grupos.

Entre os mecanismos de julgamento de beleza sexual há a questão da complementaridade genética (que pode ser aferida por preferências de feromônios, por exemplo), de simetria, de caracteres neotênicos e de outros em geral que de alguma forma representem saúde, vigor e capacidade reprodutiva.

segunda-feira, outubro 05, 2009 6:31:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Porque são bem cuidadas e bem alimetadas,etc...

quarta-feira, dezembro 02, 2009 3:07:00 PM  
Blogger cheia disse...

é notório algumas mulheres por exemplo de infancia pobre, quando se tornaram ricas na fase adulta tornaram-se lindas. Duvida? Juliana Paes, Kelly Key, Shakira, Beyonce, e por ai vai... N'ao existe mulher feia, existe mulher pobre!

segunda-feira, fevereiro 14, 2011 8:28:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Boa noite e a paz do senhor jesus treasborde em vossos coraçoes,hoje e sempre tenham todos uma otima semana de paz, e prosperidade em ambas as areas.Peço a todos com humildade de coraçao que me ajude a ajudar um companheiro de trabalho que se encontra enfermo,pois o mesmo encotra-se em uma situaçao dificil espero que quem puder ajudar assim contribua,pois o mesmo encontra-se para se encostar pelo inss.Nao vou revelar o nome por etica mais quem pode ajudar por favor pode depositar nessa conta,Banco Itau Agencia 1510 c/c53093-2 favorecido Eduardo o dos santos,que Deus os abençoe a todos infinitamente e a todos os familiares tambem.

terça-feira, maio 24, 2011 3:48:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Olá,Estou eu Aqui em 2018 fazendo essa pergunta ao Google e encontro Esse post,E vários comentários seu Leo,eu discordo d algumas coisas que você diz Acho que Beleza não tem classe social, raça,ou língua, já que vc citou que "dinheiro" e fama é oque deixam as pessoas mais bonitas pq elas passam a se cuidar mais etc... Oque elas eram não mudou no passado só esteticamente então por mais que escolherem pessoas bonitas com quem vai ter filhos eles nem Sempre vão sair Bonitos. Outra Questão é sobre pessoas brancas e loiras serem mais belas isso já é questão d gosto talvez seja Porque vc gosta de pessoas desse perfil vc acha as mais belas mais nem sempre são.existem muitos japonês africano índios tão belos quanto qualquer "europeu"

quinta-feira, fevereiro 22, 2018 10:42:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Concordo com a Carla Fonseca.

sábado, outubro 20, 2018 6:34:00 PM  
Blogger Unknown disse...

"O nosso padrão de beleza é fortemente voltado a caracteres europeus (cabelos loiros, pele branca, olhos claros) os quais são mais presentes nas classes mais altas, por razões históricas.
- As pessoas consideradas bonitas provavelmente se correlacionam a alguns genes, que são transmitidos aos descendentes, mantendo o nível de beleza da família" - Exatamente.

Aliado a isso as pessoas de maior poder aquisitivo e que se preocupam de verdade com a saúde se alimentam melhor, cuidam da pele e fazem exercícios.

quinta-feira, maio 23, 2019 7:48:00 AM  
Blogger Carlos Lima disse...

Eu sou um pobre,e acho que por isso sou feinho

quinta-feira, janeiro 28, 2021 1:23:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

uhum

segunda-feira, junho 21, 2021 11:16:00 PM  
Blogger Unknown disse...

curti o site!

segunda-feira, junho 21, 2021 11:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home