Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




Tique Nervoso

por Outro corpo em movimento

Eu gostaria de saber exatamente o que são os tiques nervosos.
Por que é muito mais comum em homens do que em mulheres?
É psicológico ou neurológico?
Tem tratamento?
Quando a pessoa tem os tiques ela sente, ou melhor, ela percebe que está tendo?
Me parece que os tiques nervosos ocorrem geralmenete em indivíduos do sexo masculino que tem entre 15 e 30 anos.
O que, afinal, pode ser chamado de tique nervoso? Ficar chacoalhando a perna sem parar pode ser? E roer unha? Arrumar o óculos?
Eu já vi um cachorro que tinha algo parecido com tique nervoso mas não tenho certeza se era. Esse animal teve cinomose e provavelmente a doença deixou algumas sequelas em seu cérebro e por isso ele tinha aqueles "tiques". Os animais têm tique nervoso?
Conheço uma pessoa que tem tiques muito pronunciados, mas quando ela está cantando e tocando as canções que compõe os tiques somem. Por que?
A gagueira é um tique nervoso?
Se alguem souber alguma coisa sobre tique nervoso tenha a bondade de compartilhar conosco.

3 Comentários:

Blogger Leo disse...

Segundo a Wikipedia,
[http://en.wikipedia.org/wiki/Tic]
tiques são movimentos repetitivos, estereotipados, porém não-rítmicos, envolvendo grupos discretos de músculos. Existem tiques mais complexos como repetir palavras e gestos alheios e próprios, tocar em pessoas e falar palavrões (coprolalia).

A frequência dos tiques pode aumentar com estresse, fadiga e emoções intensas, e a diminuir com concentração. (Talvez aí o seu aspecto psicológico, "nervoso")

Curiosamente, tiques são semi-voluntários, comparados a coçar, espirrar, piscar ou bocejar, são antecedidos por uma "vontade", que pode ser suprimida, embora um tanto irresistível.

Distúrbios de tiques parecem ser formas amenas da síndrome de Tourette, que tem tiques mais intensos, e é em boa parte hereditária. Algumas teorias sugerem que ela esteja relacionada a problemas nos circuitos entre tálamo, córtex frontal e núcleos da base.

segunda-feira, abril 14, 2008 10:20:00 PM  
Blogger Leo disse...

Respondendo a algumas perguntas que não foram devidamente esclarecidas pelo artigo da Wikipedia, e que são na verdade apenas "educated guesses" da minha parte:

Por que é muito mais comum em homens do que em mulheres?
R: Não faço idéia.

É psicológico ou neurológico?
R: Basicamente neurológico suponho, mas com componentes psicológicos.

Tem tratamento?
R: Também não sei. Acredito que sim, eu chutaria que neurofeedback deve ter alguma eficácia.

Ficar chacoalhando a perna sem parar pode ser? E roer unha? Arrumar o óculos?
R: Não, estas são manias, são psicológicas e são hábitos que surgem e são reforçados por descarregar ansiedade (pelo menos é o meu entendimento a respeito).

Os animais têm tique nervoso?
R: Não sei, mas creio que sim.

Conheço uma pessoa que tem tiques muito pronunciados, mas quando ela está cantando e tocando as canções que compõe os tiques somem. Por que?
R: Cantar utiliza áreas do cérebro diferentes da fala usual, diversas outras síndromes neurológicas tem este aspecto de não se apresentarem quando se canta, rima, ou se varia entonação de alguma forma meio inusual.

A gagueira é um tique nervoso?
R: Creio que não, mas talvez tenha algum aspecto em comum.

sábado, setembro 26, 2009 10:44:00 PM  
Anonymous enxaqueca disse...

Gostei muito do site, irei frequenta-lo mais vezes, um dica que eu dou, é o site http://cefaleias.com.br/2009/novo-tratamento-para-tics-tiques-nervoso
Tem muita dica legal lá.

segunda-feira, janeiro 04, 2010 11:59:00 AM  

Postar um comentário

<< Home