Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




A existência (do universo, das coisas, da vida) tem um propósito? E um valor?

por Leo

Uma das coisas que se costuma descartar quando se se torna agnóstico é a crença num propósito para a vida (o sentido geral da vida) e para a existência do universo... que é, creio eu, uma das características principais das religiões; dar um sentido à vida, explicar como as coisas são, e dizer o que é certo...

Numa das minhas conversas com minha mãe sobre espiritismo ela me expôs uma tese que pensando bem pode ter algum sentido... e é algo importante e difícil de se explicar facilmente creio eu... é uma proposta de se dar um objetivo ao universo (teleologia).

Sabe-se que as leis da física como as conhecemos favorecem a permanência de certos fenômenos a outros. Quarks top e down são favorecidos à quarks strange e charm. Matéria convencional é favorecida à antimatéria. De modo que as leis acabam definindo o que é estável e o que não é, e assim um certo favorecimento a certas coisas. Em particular, podemos pensar que ela favorece a vida, ou pelo menos o processo de evolução por variabilidade-seleção natural. É algo meio difícil de afirmar devido ao fato de só conhecermos a vida na Terra (e isso não ajuda a dizer de que a vida é algo comum e favorecido pela física!) mas cremos que uma vez bem estabelecida esta foi bem sucedida em permanecer até os dias de hoje. E podemos pensar também de que a evolução tenha preferência por seres que manipulem eficientemente energia e informação, pois estes parecem ser mais propensos à sobrevivência; ou ainda os que tem maior complexidade auxiliando sua adaptação...

Enfim, a tese é de que há fenômenos favorecidos pelas leis da física, em particular a vida e os seres mais complexos ("mais evoluídos"), e que isto é um ponto sólido para se dizer que o universo tem um propósito: proporcionar a existência e desenvolvimento desses fenômenos. É algo um tanto questionável, em vista de evidências circunstanciais, mas acho que é algo sério a se pensar, pois se baseia num princípio razoável, o de que algumas coisas parecem ser favorecidas...

A outra questão que gostaria de postar refere-se à ética. Pensei hoje que a questão mais fundamental da ética não é o que é o bem ou como atingi-lo, mas como justificar o valor da existência e em particular da existência humana. Como argumentar a favor do valor da vida? Por que a vida tem um valor?

Não faço idéia de como responder isso... e começo a pensar de que é uma pergunta sem uma resposta racional. Simplesmente é intrínseco a nós valorizarmos nossa própria existência, talvez porque evoluímos assim e isso favoreceu nossa sobrevivência, ou porque seja uma necessidade psicológica, talvez nós aceitemos este princípio simplesmente porque se não o aceitarmos nada mais pode fazer sentido... enfim, são apenas especulações... gostaria de ouvir uma resposta.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Razão, valor, conceito, pensamento, CAUSALIDADE, ciência, DEUS, RELIGIÃO, poesia, arte, ética, filosofia, esporte, as visões de mundo, sentimentos, sesação de vazio ou plenitude, códigos, instituições, culturas, regime para emagrecer... é tudo coisa do homem e da mulher. Você nasceu e vai morrer - faça suas escolhas entre esses dois eventos e boa sorte.

domingo, outubro 22, 2006 9:53:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

O mais inexplicável de tudo isso, da vida e do Universo é o fato de se querer explicar o Universo, a vida e tudo mais.

Não é mais fácil e útil descobrir como tudo funciona e então saber como poderemos atingir nossos objetivos? O porquê funciona, da causalidade científica, não me parece mais eficiente do que o como do pragmatismo tecnológico.

quinta-feira, outubro 26, 2006 11:02:00 PM  

Postar um comentário

<< Home