Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




Existem perguntas que só fazem sentido depois que você sabe a resposta?

por Leo

O que significa esse título?

Estava reparando que existem perguntas, e frases em geral que só são compreendidas ao serem explicadas, de modo que embora elas proponham um certo significado, são incapazes de transmiti-lo. Um paradoxo não? Uma frase que só comunica para quem já a entendeu...

Na verdade talvez não, bom, acho que depende do contexto. Uma frase dessas pode ser bastante útil por ser concisa, e no meio de um discurso, pode-se usá-la para fazer referência àquilo que já foi exemplicado.

Mas didaticamente é péssimo...

Embora ela seja impenetrável a quem não a conhece, uma pessoa que já teve contato com aquela idéia antes poderá entendê-la sem explicações, de modo que sim, ela traz informação, mas pouca, insuficiente para um discurso claro.

Ah, é só isso, só queria chamar atenção para o fato.
Ah, e deve explicar boa parte da dificuldade de se entender textos acadêmicos e tal. De modo que não é necessário usar um vocabulário obscuro, ornamentado e arcaico para que não se seja entendido, basta se utilizar de frases comuns incompreensíveis.

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

acho que vc quis dizer "frases comuns compreensíveis" e não "incompreensíveis", né?
Eu não entendi direito o que vc quis dizer. Poderia me dar um exemplo de uma pergunta que só faz sentido quando sabemos a resposta? A pergunta que vc fez no inicio do post "o que significo esse título?" é um exemplo? Se é, eu realmente não entendi.

terça-feira, maio 23, 2006 8:46:00 AM  
Blogger Leo disse...

Não, quis dizer incompreensíveis, pois falo que mesmo usando palavras comuns, pode-se deixar o texto ininteligível usando as tais frases incompreensíveis.

Nenhuma das perguntas do começo são. Embora o título talvez só ganhe sentido após se ler o que escrevi...

Imaginar um exemplo concreto é bem difícil, vou pensar ou ver se encontro um por aí...

Ah, um exemplo do tipo de coisa que quis dizer, mas que não é uma pergunta são algumas piadas como essa:

"Existem três tipos de matemáticos, os que sabem contar e os que não sabem."

terça-feira, maio 23, 2006 7:33:00 PM  
Blogger Leo disse...

O Pizza fez uma observação interessante, ele acha que perguntas que não fazem sentido costumam ser ontológicas...
Do tipo "o que é tal coisa?" ou "Qual é a coisa tal?"

sexta-feira, setembro 01, 2006 9:52:00 PM  
Blogger Leo disse...

Para mostrar um exemplo concreto (e mostrar que esse tipo de pergunta realmente existe), usarei uma pergunta que o professor Tal fez hoje na minha sala. Ele perguntou: "Qual é o tipo de matriz mais simples?". Esta é uma pergunta que imediatamente não parece ter qualquer tipo de resposta razoável (exceto digamos a matriz toda nula, mas ela seria trivial demais). Quando ele finalmente sugeriu que as tais matrizes eram as matrizes diagonais, tudo fez mais sentido. Sim, é um bom critério dentro da teoria, são matrizes fáceis de se trabalhar e são simples, até na sua notação.

A idéia é que a pergunta inicialmente era maior do que o seu enunciado indicava. Para respondê-la não bastava encontrar a mais simples, era necessário descobrir também o que se poderia chamar de simples. Enquanto a resposta traz essa compreensão imediatamente e completa a pergunta.

Acho que a questão que está por traz deste post é qual é a mensagem que está por traz das perguntas (e do uso da linguagem em geral), e como identificá-la.

A outra pergunta, mais específica é justamente que tipo de perguntas só fazem sentido quando se sabe a resposta e porque isso ocorre.

Acho que o aparecimento de mais exemplos pode esclarecer melhor a questão.

terça-feira, setembro 26, 2006 8:36:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Você prefere uvas sem semente a perguntas sem sentido?

Por que o átomo é quadrado?

Quando você cresce, deixa de ser vc?

2 + 2 + 2 = 6
0 0 0 = 6
1 1 1 = 6
3 3 3 = 6
4 4 4 = 6
5 5 5 = 6
6 6 6 = 6
7 7 7 = 6
8 8 8 = 6
9 9 9 = 6
10 10 10 = 6
11 11 11 = 6
Preencha os claros com operações matemáticas para responder e entender a pergunta acima. O resultado é sempre 6 e para cada caso existe mais de uma resposta, mais de um conjunto de operações. Valem todas as operações matemáticas.

quinta-feira, outubro 26, 2006 10:43:00 PM  
Blogger Leo disse...

Acho que este é um exemplo perfeito:

O que é amarelo BRRRRRRRRRRRRRRRRRR vermelho?


Um pintinho no liquidificador.

terça-feira, junho 26, 2007 2:28:00 PM  
Blogger Leo disse...

Um outro exemplo muito bom de perguntas que só fazem sentido depois que você sabe a resposta são aquelas descrições que tem em palavras cruzadas, coisas do tipo "o último é antes de morrer", ou coisa do tipo... daí quando você lê suspiro faz bem mais sentido.

sábado, setembro 26, 2009 10:17:00 PM  

Postar um comentário

<< Home