Por que damos valor às vidas humanas? Por que achamos que o mundo deva ser justo? Por que devemos nos importar com a natureza? Quais as motivações das pessoas? E que nome dar a todas as coisas da vida que não entendemos, não sabemos descrever, mas com as quais temos de lidar o tempo todo?




O que tenho feito ultimamente

por Leo

Tenho deixado este blog de lado. Não porque não tenha mais o que escrever, não porque não tenho mais tempo, não porque não deseje mais escrever. Mas simplesmente porque estou priorizando outras coisas na minha vida agora.

Criei este blog para falar de aspectos da vida que me intrigam, questões que não sei responder ou não sei nem definir ao certo. E conforme o tempo foi passando percebi que as respostas vão surgindo, às vezes parcialmente, às vezes sujeitas a serem modificadas posteriormente, mas foi uma surpresa existencial curiosa e feliz descobrir que quem se pergunta algo por muito tempo acaba achando alguma resposta.

Nesse tempo que se passou eu passei de estudar neurociências para estudar psicologia, depois relações humanas, e atualmente um pouco de ciências sociais, provavelmente me encaminhando para estudar política, sociologia e economia.

O mundo é muito complexo, se há uma verdade sobre as coisas é que elas são complicadas...

Tenho estudado ética. Após as minhas várias crises de valores que se seguiram a ter virado ateu (ver [1] e [2]) percebi que existe alguma ordem no caos dos valores humanos, e cheguei a conclusão de que a melhor teoria ética que encontrei até hoje é a do utilitarismo, que tem lá seus diversos problemas teóricos e práticos, mas que me parece ser a que é mais racionalmente fundamentada e que tem mais chance de dar conta da complexidade do mundo e criar uma moral adaptativa que não seja meramente um papo de filósofos especuladores.

Tenho muito a falar sobre este assunto, tanto de porque o utilitarismo é uma boa ética, porque as outras não funcionam bem, de porque faz sentido ser ético e porque também pode fazer sentido não ser, porque os valores podem e devem variar entre indivíduos, e porque ser ético não é o mesmo que ser bom, e porque ser bom é muito difícil.

Gostaria de escrever alguns posts sobre pessoas, o que elas tem de interessante e o que se pode fazer com elas, também tenho MUITA coisa a falar sobre ética, muitas reflexões (na sua maioria pessimistas) sobre como o mundo funciona, enfim, mas acho que não virão tão logo.

Tenho me dedicado a tentar ser um bom utilitarista, desenvolver algumas habilidades sociais (e tentar arranjar uma namorada), encontrar um jeito de ver o mundo de um jeito bonito (não faço idéia ainda de como), e me livrar de problemas motivacionais e de humor que tem me perseguido.

E é por isto que não tenho escrito posts ultimamente. Isto não é uma carta de adeus, é só uma de "estou dando um tempo".

Abraço a todos que acompanham o blog. =)

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi Léo, td bem?

Puxa rapaz, eu gostaria muito de te conhecer. Talvez através do msn ou qualquer coisa assim. Eu não sei como expressar o que vejo, mas acho que seria ótimo se conversássemos. Acabo de conhecer seu blog, li muitos posts antigos e sinto uma grande vontade de te conhecer.

Puxa, não quero parecer carente, careta, estranho, gay ou qualquer coisa assim. Acontece que estou habituado a tentar corresponder às expectativas das pessoas consideradas "normais" e acabo soando assim: um pensador que procurar parecer um não-pensador.

Bem, não quero tentar te manipular influenciando-o como essa falação. tome sua decisão sobre aceitar minha proposta ou não; mas saiba que eu ficaria muito grato mesmo, se pudermos conversar.

Eu posso parecer, e até mesmo ser estúpido, em algumas questões simples; mas em matéria de abstrações e deduções através de sugestões abstrativas eu sou muito bom, modestamente falando.
Acho que poderíamos partilhar pensamentos a até mesmo ajudarmo-nos a pensar sobre questões subjetivas.
Enfim, acho que podemos ser amigos.

Voltarei amanhã aqui para verificar se obtive alguma resposta ao meu comentário. Se vc gostar da ideia podemos trocar msn
um abração!

P.S.: Tenho 21 anos, sou de SP, gosto de música, Filosofia, psicologia, sociologiae e etc.

quarta-feira, julho 06, 2011 1:50:00 AM  
Blogger Leo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

quarta-feira, julho 06, 2011 3:34:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

já adicionei
muito obrigado

quarta-feira, julho 06, 2011 10:18:00 PM  
Anonymous Jonatas disse...

Está fazendo coisas legais, Leo. Por que acha que ser bom é diferente de ser ético?

sábado, julho 23, 2011 3:58:00 AM  

Postar um comentário

<< Home